A Grande Onda de Frio de Setembro/2006

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

A Grande Onda de Frio de Setembro/2006

Mensagem por Kim Weatherman em Dom Set 13, 2015 6:05 pm

DADOS DA FORTÍSSIMA ONDA DE FRIO DE SETEMBRO DE 2006..07/09/06


RS E SC O RIO GRANDE DO SUL TEVE O MAIS GENERALIZADO EPISÓDIO DE NEVE DESDE JULHO DE 1994. A METSUL METEOROLOGIA TEVE CONDIÇÕES DE CONFIRMAR A OCORRÊNCIA DO FENÔMENO EM PELO MENOS SEIS CIDADES CATARINENSES E CINQÜENTA E SETE DO RIO GRANDE DO SUL.

NO RIO GRANDE DO SUL A NEVE SE APRESENTOU NA FORMA DE GRÃOS, PELOTAS OU FLOCOS EM SOLEDADE, ESTAÇÃO, NOVA PRATA, PORTO ALEGRE, FONTOURA XAVIER, CASCA, FARROUPILHA, FLORES DA CUNHA, TRÊS COROAS, NOVO HAMBURGO, CANOAS, DAVID CANABARRO, BENTO GONÇALVES, SÃO FRANCISCO DE PAULA, VACARIA, MORRO REDONDO, ITAARA, PASSO FUNDO, ARVOREZINHA, IPÊ, SÃO JOSÉ DOS AUSENTES, GRAMADO, CAMPO BOM, SERTÃO, LINDOLFO COLLOR, SALVADOR DO SUL, SÃO PEDRO DA SERRA, PASSA SETE, HERVEIRAS, VERANÓPOLIS, VERA CRUZ, ENCRUZILHADA DO SUL, CANGUÇU, CACHOEIRA DO SUL, BARÃO, IVOTI, ARARICÁ, SAPIRANGA, DOIS IRMÃOS, IGREJINHA, NOVA PETRÓPOLIS, CAMBARÁ DO SUL, SANTA CRUZ DO SUL, GRAVATAÍ, GARIBALDI, SOBRADINHO, GRAMADO XAVIER, JAQUIRANA, BOM JESUS, SÃO MARCOS, PASSO FUNDO, CANELA, SÃO LEOPOLDO, SÃO JERÔNIMO, ARROIO DO PADRE, PELOTAS E ARROIO GRANDE.

EM SANTA CATARINA, NEVOU EM SÃO JOAQUIM, LAGES, URUPEMA, URUBICI, BOM JARDIM DA SERRA E PAINEL. EM S.JOAQUIM CAIU 1,5 cm DE NEVE, EM ALGUNS PONTOS ENTRE S.JOAQUIM, INTERIOR DE URUBICÍ E URUPEMA CHEGOU A 5 cm. NA CIDADE DE S.JOAQUIM COMEÇOU A NEVAR POR VOLTA DAS 16:30 E FOI, NA FORMA DE PANCADAS, ATÉ AS 21:00 APROXIMADAMENTE DO DIA 04/09/06 E VOLTOU A CAIR ESPARSAMENTE DURANTE A MADRUGADA/INÍCIO DA MANHÃ DO DIA 05/09/06. PERMANECEU SOBRE O SOLO ATÉ POR VOLTA DAS 14:00 NOS LOCAIS DE SOMBRA, EM ALGUNS PONTOS PROTEGIDOS DO SOL E DO VENTO FICOU ATÉ A MANHÃ DO OUTRO DIA, 06/09/06.

PORTO ALEGRE A CAPITAL REGISTROU A PRIMEIRA QUEDA DE FLOCOS DE NEVE DESDE 24 DE AGOSTO DE 1984. A PRECIPITAÇÃO, APESAR DE LOCALIZADA, ACABOU REGISTRADA EM FOTOGRAFIA DO JORNAL CORREIO DO POVO FEITA NAS PROXIMIDADES DO CENTRO DA CAPITAL GAÚCHA. INTERNAUTAS RELATARAM QUEDA DE FLOCOS TAMBÉM EM OUTROS PONTOS DA CIDADE. NA MAIORIA DOS BAIRROS, CONTUDO, O FENÔMENO SE APRESENTOU NA FORMA DE GRÃOS OU PELOTAS. A ÚLTIMA PRECIPITAÇÃO DE NEVE GRANULAR NA CAPITAL GAÚCHA HAVIA OCORRIDO EM 13 DE JULHO DE 2000, MAS COM CARÁTER MUITO LOCALIZADO. NO GERAL, FOI A MAIS GENERALIZADA QUEDA DE NEVE GRANULAR EM PORTO ALEGRE DESDE 8 DE JULHO DE 1994.

CAMPO BOM POR DOIS DIAS CONSECUTIVOS FOI ESTABELECIDO O RECORDE DE FRIO PARA O MÊS DE SETEMBRO EM CAMPO BOM, NA GRANDE PORTO ALEGRE, DESDE O INÍCIO DOS REGISTROS EM 1984. O RECORDE ANTERIOR DE 1,7ºC DE 3 DE SETEMBRO DE 2003 ACABOU SUPERADO PELO 1,6ºC DE 5 DE SETEMBRO DE 2006 E PELA MÍNIMA DE 1.2ºC DE 6 DE SETEMBRO DE 2006.

SÃO LEOPOLDO A METSUL METEOROLOGIA REGISTROU A MENOR MÍNIMA EM SÃO LEOPOLDO DESDE A ABERTURA DA ESTAÇÃO EM 1987. A TEMPERATURA DE 2,0ºC NO AMANHECER DO DIA 5 DE SETEMBRO FOI MENOR QUE O RECORDE ANTERIOR DE 3,9ºC DE 3 DE SETEMBRO DE 2002.

NOVO HAMBURGO A TEMPERATURA MÍNIMA ATINGIU 0,0ºC NA ESTAÇÃO DE APOIO DA METSUL METEOROLOGIA EM LOMBA GRANDE. O PONTO DE OBSERVAÇÃO ESTÁ OPERACIONAL HÁ TRÊS ANOS, MAS A TEMPERATURA OBSERVADA FOI A MENOR OBSERVADA NA GRANDE PORTO ALEGRE DURANTE A HISTÓRICA ONDA DE FRIO.

PASSO FUNDO PASSO FUNDO REGISTROU NO AMANHECER DO DIA 5 DE SETEMBRO DE 2006 A MENOR TEMPERATURA PARA O MÊS DE SETEMBRO DESDE O INÍCIO DAS OBSERVAÇÕES NA ESTAÇÃO DA EMBRAPA TRIGO (VINCULADA À REDE DO INSTITUTO NACIONAL DE METEOROLOGIA) EM 1961. FEZ 2,5ºC ABAIXO DE ZERO. A MÍNIMA RECORDE ANTERIOR PARA O MÊS ERA DE 0,9ºC EM 17 DE SETEMBRO DE 1980. A TEMPERATURA DO AMANHECER DO DIA 5 FICOU AINDA ENTRE AS DEZ MENORES JÁ REGISTRADAS DURANTE O INVERNO NA CIDADE DO PLANALTO MÉDIO. PASSO FUNDO REGISTROU TRÊS DIAS CONSECUTIVOS DE TEMPERATURA NEGATIVA, O QUE É RARO EM SETEMBRO: -0,3ºC / -2,5ºC / -0,5ºC.

SÃO JOAQUIM A ESTAÇÃO DO INMET/CIRAM NA CIDADE REGISTROU UMA MÍNIMA DE 5,0ºC NEGATIVOS, A MENOR PARA O MÊS DE SETEMBRO DESDE 1990 E A QUINTA MAIS BAIXA JÁ REGISTRADA NO MÊS DESDE O INÍCIO DAS OBSERVAÇÕE

Kim Weatherman
Admin

Mensagens : 8
Data de inscrição : 05/09/2015
Localização : Piraquara/Paraná/Brasil

Ver perfil do usuário http://climaenatureza.portugueseforum.net

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum